Uma obra que é de todos e para todos!
2014/11/26
Em 1994, quando um grupo de pais decidiu criar uma associação, para que os filhos pudessem desfrutar de actividades extra-curriculares, talvez não se imaginasse que volvidos 20 anos, o pequenino “Mágico” do Largo de Santo António tivesse crescido, amadurecido, e tivesse dado lugar a este grande “MÁGICO”, de hoje.
Mas as coisas não acontecem por magia… É preciso sacrifício e abnegação.
Os últimos cinco anos foram pautados por duras batalhas, por muitos dias de incertezas e angústias, de inúmeras dificuldades burocráticas, quase intransponíveis, colocadas pelos organismos oficiais, desde o momento da candidatura ao programa PARES II até à abertura do nosso centro social, em 2 de Setembro de 2013.
Cumulativamente, a conjuntura económica adversa para as empresas e famílias, o que reduziu os nossos donativos em relação ao que estava previsto.
Apesar de todos os obstáculos que nos foram colocados, nunca nos desviámos dos nossos princípios, de forma a podermos, agora, dar as respostas sociais adequadas e necessárias ao meio em que nos inserimos e às zonas limítrofes.
Hoje, mais uma vez, podemos dizer FINALMENTE!
Conseguimos erguer, com muito ORGULHO, uma obra digna de ser visitada por todos.
E é também com orgulho que dizemos que a valência de ERPI (lar) tem uma taxa de ocupação de 100% (o que se registou poucas semanas após a abertura do centro, há um ano atrás e assim se manteve), o centro de Dia de 80% (mas com perspectivas de atingir os 100% muito em breve), a creche de 60% (o que atendendo ao decréscimo na natalidade, não poderemos considerar negativo, antes pelo contrário, até porque há mais crianças para entrar nos próximos meses), e o serviço de apoio domiciliário tem 30% de taxa de ocupação.
Estamos certos que a qualidade de serviço que prestamos aos nossos utentes é uma das chaves do nosso sucesso e está à vista de todos. E esta tem sido a nossa grande estratégia, prestar um SERVIÇO DE PROXIMIDADE E DE QUALIDADE, apostando também num bom quadro de Pessoal.
Porque aqui as nossas colaboradoras também têm de ser mães, psicólogas, amigas, confidentes… Tem de haver essencialmente muito espírito de sacrifício e muita compreensão. E, acima de tudo, é preciso dar muito carinho. Porque há pessoas, que mais do que um medicamento precisam apenas de um gesto ou de uma palavra de conforto.
Apesar de o centro social estar há um ano em pleno funcionamento, a cerimónia oficial de inauguração decorrerá nos dias 29 e 30 do próximo mês de Novembro, assinalando, também a efeméride dos 20 anos desta instituição. Queremos que todos participem neste fim-de-semana, que será de festa e de convívio.
Esta publicação que hoje lhe fazemos chegar é para nós o rasgar de novos caminhos que queremos que nos aproximem de si e da nossa comunidade, transmitindo o pulsar do coração do Mágico. Não nos podemos esquecer que todos os caminhos têm dois sentidos – é este o apelo que lhe deixamos: percorra-o connosco.
Por último, apelamos a todos para continuarem a divulgar o nosso centro social, pois só com a vossa ajuda estaremos a construir as bases de um futuro Melhor, mais Solidário, mais Humano.
Sempre acreditámos e continuamos a acreditar que esta obra é de todos e para todos!
fonte: Carlos Abrantes (Presidente da Direcção)