Discurso do Presidente no Almoço de Natal e celebração do 21º Aniversário
2015/12/17
Parece que foi ontem, mas passaram 2 anos desde a abertura do centro social, e conseguimos superar todas as nossas expectativas.
As nossas valências de ERPI e Centro de Dia têm lotação esgotada. A Creche, apesar da baixa taxa de natalidade teve uma evolução muito positiva. E o serviço de apoio domiciliário tem também conquistado o seu espaço.
Este centro social tornou-se também a nossa família, e todos os dias, continuamos a tirar da cartola muitas emoções…No entanto, este projecto social está em constante evolução. E é neste sentido que nos temos de precaver em relação ao futuro.
Neste ano de 2015, conseguimos amortizar passivo da instituição (a bancos, fornecedores e particulares) e simultaneamente criar investimento.
Para além do mini-autocarro já existente, adquirimos mais 2 viaturas para o Centro de Dia e para o Apoio Domiciliário. No início de 2016, virá outra para o transporte das crianças da Creche. O que será mais um incentivo para o aumento de utentes nesta valência.
E assim, vamos construindo o nosso serviço de proximidade e excelência.
A nossa lacuna, neste momento, e sobre a qual estamos a encetar esforços para resolver, é o número de camas e o aumento das nossas instalações.
Para além da necessidade de oferecer resposta às solicitações, ajudaria a criar, estabilidade financeira na instituição. Construindo mais quartos para lar, com a utilização dos mesmos espaços comuns já existentes, nomeadamente, cozinha, refeitório, lavandaria, vestiários e gabinetes de apoio, essa sustentabilidade é possível.
O aumento pretendido é para 20 camas e seria contíguo ao actual edifício, criando uma mais valia para toda a IPSS. Para além dos quartos, a nova construção contemplaria ainda auditório, garagens, sala de enfermagem e farmácia, que não dispomos actualmente.
O MÁGICO está inserido na zona nascente da união de freguesias Águeda e Borralha, a área mais carenciada, em termos de infra-estruturas, com população mais envelhecida. A união de freguesias detém cerca de 29% da população do concelho, ou seja, 13.500 habitantes. Depois da Santa Casa da Misericórdia, somos a única IPSS com resposta Lar, na união de freguesias.
Em termos de apoio a idosos, continua a haver necessidade do aumento do número de camas, apesar do esforço louvável de todas as IPSS do concelho de Águeda.
O sector da economia social trouxe muito dinamismo ao concelho e as IPSS são das maiores empresas da região, pelo número de postos de trabalho que criam, pelo volume de orçamentos que movimentam, pelas respostas sociais que dão, pelas sinergias que congregam.
Daí o nosso interesse neste novo desafio, um projecto social nunca está concluído, é uma busca contínua para melhorar.
Para este novo projecto continuamos a contar com o apoio dos nossos parceiros, autarquia e CRSS. Mas quando eu falo em apoio, não me refiro só em termos financeiros. Há muitas formas de prestar apoio, nomeadamente eliminando as burocracias excessivas. E, claro continuamos a contar com o apoio de todos.
Antes de terminar, gostaria também de deixar uma palavra especial a todos os familiares dos nossos utentes. Sintam O Mágico como a extensão da vossa família. Participem mais activamente nas nossas actividades. Ajudem-nos a melhorar. Dêem-nos sugestões. Ajudem-nos a engrandecer a nossa instituição!
E, por último, mas não menos importante, quero agradecer a todas as nossas colaboradoras, pela dedicação e carinho dados todos os dias às nossas crianças e aos nossos idosos. Que continuem na senda do sucesso!
Esta obra é de todos e para todos!
Feliz Natal e um ano de 2016 Mágico !!!
Muito obrigado e para o ano cá estaremos, se Deus quiser!
Carlos Abrantes